Psicologia da Aprendizagem I - Profª Karen Eidelwein
TEORIAS DA EDUCAÇÃO
SAVIANI,Dermeval, Escola e democracia.
TEORIAS NÃO CRÍTICAS
Educação como instrumento de equalização social, superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A marginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número maior ou menor de membros da sociedade.
1. Pedagogia Tradicional
Ø É marginalizado quem não é esclarecido;
Ø O papel da escola é difundir a instrução, transmitir conhecimentos e sistematizá-los;
Ø A escola se organiza centrando-se no professor bem preparado.
2. Pedagogia Nova
Ø Marginalizado não é o ignorante mas o rejeitado. São os “anormais”, desajustados, desadaptados. Não é algo em si negativo, simplesmente uma diferença.
Ø Estudo de cçs. “anormais”. Pretendeu-se generalizar procedimentos pedagógicos;
Ø Biopsicologização da sociedade, educação e escola;
Ø Os homens são essencialmente diferentes;
Ø Educação como instrumento de correção da marginalidade, ajustando e adaptando o indivíduo à sociedade, incutindo o sentimento de aceitação dos demais pelos demais;
Psicologia da Aprendizagem I - Profª Karen Eidelwein
Ø Aprender a aprender;
Ø Agrupar os alunos por áreas de interesse;
Ø Professor como estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos;
Ø Ambiente estimulante, trabalhos em pequenos grupos, materiais didáticos ricos;
Ø Conseqüências: afrouxamento da disciplina; despreocupação com a transmissão de conhecimentos acabou por rebaixar o nível do ensino para as camadas populares e aprimorou a qualidade do destinado às elites;
Ø Freinet, Paulo Freire, dentre outros.
3. Pedagogia Tecnicista
Ø Reordenação do processo educativo buscando torná-lo objetivo e operacional;
Ø Planejar a educação a partir de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem ameaçar sua eficiência;
Ø Propostas pedagógicas: enfoque sistêmico, microensino, tele-ensino, instrução programada, máquinas de ensinar;
Ø Parcelamento do trabalho pedagógico através da introdução de técnicas dos mais diferentes matizes;
Ø Elemento principal: organização racional dos meios, ocupando professor e aluno posição secundária;
Ø Marginalizado é o incompetente, ineficiente e improdutivo;
Ø O importante é aprender a fazer.
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TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS
Educação como instrumento de discriminação social, fator de marginalização. A sociedade é marcada pela divisão entre grupos, classes antagônicas que se relacionam à base da força que se manifesta nas condições de produção da vida material.
1. Teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica
Ø Reforça, por dissimulação, as relações de força material;
Ø Dominação cultural;
Ø Explicitar a ação pedagógica como imposição arbitrária da cultura dos grupos dominantes aos dominados;
Ø Marginalizados são os grupos dominados: socialmente porque não possuem força material; culturalmente porque não possuem força simbólica.
2. Teoria da escola enquanto aparelho ideológico do Estado
A escola se constitui no instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção de tipo capitalista.
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3. Teoria da escola dualista
Ø Escola dividida em duas grandes redes: a burguesia e o proletariado;
Ø Contribui para a formação da força de trabalho e inculcação da ideologia burguesa;
Ø Qualifica o trabalho intelectual e desqualifica o manual.
TEORIA CRÍTICA
Retomar a luta contra a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino das classes populares. Proporcionar substância concreta a essa bandeira de luta de modo a evitar que seja apropriada e articulada com os interesses dominantes.
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